Semana Nacional da Vida

Enraizados
27 de setembro de 2019
Tocar dos sinos:
2 de outubro de 2019

Semana Nacional da Vida

Semana Nacional da Vida acontece entre os dias 1º a 7 de outubro

Na terça-feira, 1º de outubro, os sinos das comunidades católicas tocarão três vezes durante o dia para celebrar a abertura da Semana Nacional da Vida (de 1 a 7 de outubro). A iniciativa é organizada pela CNPF, Comissão Nacional da Pastoral Familiar. Durante o período, é realizada uma série de ações para valorizar e defender a vida em todas as suas fases, desde a concepção até a morte. As atividades envolvem debates sobre cuidado, proteção e dignidade da vida humana. A campanha termina no dia 8, quando é celebrado o Dia do Nascituro.
A Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro fazem parte do calendário da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. As datas foram instituídas em 2005, na 43ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. Para auxiliar na preparação das ações, a CNPF elabora o subsídio "Hora da Vida", trazendo temas para reflexão sobre os direitos, deveres e atitudes em relação a vida. Neste ano o tema é "Em Família Defendemos a Vida".
Sinos em Sinal de Alegria
Para dar visibilidade a causa, a CNPF pede para que as igrejas de todo o Brasil toquem os seus sinos no dia 1º de outubro. Os badalos em “Sinal de Alegria” ressoarão às 12h, 15h e 18h, acompanhado da ‘Oração do Nascituro’, simbolizando a alegria em celebrar e valorizar a vida.
Velas em Sinal de Esperança
No Dia do Nascituro, 08, as atividades consistem em acender o maior número de velas em “Sinal de Esperança” como forma de propagar a luz de Cristo, além de iluminar e proteger as vidas vulneráveis e indefesas. Em conjunto será rezada a ‘Oração do Nascituro’.
As comunidades podem se mobilizar e realizar outras atividades, de acordo com a sua realidade, como procissões, passeatas, oração do terço, entre outras, unindo-se às demais pastorais, movimentos e serviços presentes na igreja. Os horários das ações ficam a critério dos organizadores locais. Todos podem compartilhar os momentos nas redes sociais usando a hashtag #SimaVida.

Seminário Pelo Direito à Vida

Em Joinville, a Comissão Diocesana pelo Direito à Vida (CDDV) promove o II Seminário Pelo Direito à Vida, no dia 5 de outubro com o tema “Em família defendemos a vida” e o lema “Escolhe pois a vida”. Serão realizadas seis palestras que vão debater sobre a defesa da vida, aborto, e também relacionamentos tóxicos. O objetivo é ampliar a discussão acerca das questões que dizem respeito à vida em sua integralidade.
Neste ano, o evento vai contar com a inauguração do monumento Dado da Vida, uma ferramenta educativa que será implantada nas escolas municipais de Joinville. A ideia é trabalhar de forma didática e lúdica com as crianças e adolescentes, a reflexão sobre a vida e ampliar a percepção sobre a pessoa humana.
Clique aqui e veja a programação completa das palestras.