Regional Sul 4

Palavra do Bispo
18 de julho de 2019
The Importance of Scanguard Review
26 de julho de 2019

Regional Sul 4

Bispos e coordenadores de pastorais planejam caminhada pastoral no estado
“Momento de comunhão pastoral.” Com estas palavras, o bispo de Caçador e presidente do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom frei Severino Clasen, resumiu o encontro entre o episcopado catarinense e os coordenadores diocesanos de pastoral. O evento aconteceu entre os dias 1º e 5 de junho na cidade de Nova Veneza (SC), Diocese de Criciúma.
Segundo Dom frei Severino, a realização deste encontro é a prova de que a ação evangelizadora na Igreja em Santa Catarina é viva. “Estamos nos aproximando das celebrações dos 50 anos de instalação do nosso Regional e é tempo de pensar novas formas de evangelização. O encontro entre bispos e coordenadores diocesanos de pastoral foi um espaço de integração e planejamento de algumas atividades que irão impulsionar a caminhada pastoral em nosso estado”, afirma o bispo.
A semana foi marcada por trabalhos que vão nortear as ações do Regional no próximo período. Foram pautados assuntos como a reorganização da estrutura pastoral do Regional em comissões pastorais, a visita ‘Ad Limina’ para o segundo semestre do próximo ano, a idealização de uma Escola Regional de Fé e Política, a construção da programação da 52ª Assembleia Regional de Pastoral e articulação do cronograma de atividades 2020.
Conselho Econômico e Fiscal
Outro fruto do encontro foi a eleição dos integrantes do Conselhos Econômico e Fiscal do Regional. A criação dos Conselhos são indicações do Regulamento do Conselho Episcopal Regional, aprovado pela CNBB em 2018.
Foram eleitos para o Conselho Econômico: Dom Frei Severino Clasen, representando a presidência do Regional; padre Luciano dos Santos, secretário executivo; Guilherme Ludwig, assistente administrativo do Regional; padre Rivelino Seidler, representante dos coordenadores diocesanos de pastoral e padre Fernando Baraúna, representante dos ecônomos diocesanos. Compete ao Conselho cooperar por meio de pareceres e decisões com os responsáveis pela gestão administrativa e financeira do secretariado do Regional, dentre outras funções.
Já para o Conselho Fiscal, os escolhidos foram: Dom Rafael Biernaski, representando os bispos; padre Everton James Klapouch, representando os coordenadores diocesanos de pastoral e padre Tarcísio Pedro Vieira, representando os ecônomos diocesanos. Cabe ao Conselho fiscalizar a administração econômica, financeira e patrimonial do secretariado executivo.
Próxima edição – Também foi aprovado que o próximo encontro entre os bispos e coordenadores diocesanos de pastoral será realizado e organizado pela Diocese de Chapecó. O evento está previsto para acontecer no final de junho e início de julho de 2020.