Hinário Litúrgico

Escola de Catequese
18 de outubro de 2019
Who is Concerned About Scanguard Antivirus Review and Why You Should Pay Attention
26 de outubro de 2019

Hinário Litúrgico

CNBB apresenta à Igreja do Brasil terceiro fascículo do Hinário Litúrgico – Tempo Comum

A Comissão para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do Setor de Música Litúrgica, apresenta à Igreja do Brasil o terceiro fascículo do Hinário Litúrgico – Tempo Comum. Trata-se de uma edição em partituras – revisada, ampliada e atualizada-, com os Cantos para as Celebrações Eucarísticas dominicais dos anos A, B e o mais recente C.
Este é um trabalho minucioso realizado pela Equipe de Reflexão de Música que atualmente está sob a coordenação do jesuíta, Irmão Fernando Benedito Vieira. “É um subsídio criterioso, prático e pedagógico que a Igreja no Brasil apresenta a todas as paróquias e comunidades para ajudar os músicos e cantores a desempenharem de forma mais eficaz o seu ministério nas ações litúrgicas”, ressalta irmão Fernando.
O livro é composto por volumes, cada um deles é constituído por três partes. A primeira traz orientações sobre o cantar no “Ordinário” – isto é, os cantos das partes fixas da missa. A segunda parte diz respeito ao “Próprio do Tempo”. Aqui, são sugeridos um repertório completo afinado com o Mistério de Cristo evidenciado pelas leituras bíblicas, sobretudo pelo Evangelho. Por último, na terceira parte são apresentados os “Cantos Opcionais”, com o objetivo de oferecer mais opções para a abertura, apresentação das oferendas e a comunhão.
Irmão Fernando Vieira salienta que nesta edição foi tomado todo um cuidado, especialmente, com a linguagem poética. “A música litúrgica prioriza o texto, a letra, colocando tudo à serviço da plena expressão da Palavra de acordo com os momentos e elementos de cada rito na celebração. Nós procuramos realizar uma perfeita simbiose entre a Palavra (texto e letra) e a música que a interpreta”, garante.
O Hinário Litúrgico da CNBB é uma iniciativa que já vem sendo desenvolvida há pelo menos uns quarenta anos. “Para nós é um orgulho, pois somos uma das poucas Conferências Episcopais na América Latina organizada a oferecer subsídios como hinários litúrgicos e também Documentos e Estudos para a liturgia e a reflexão e formação da Igreja no Brasil”, salienta irmão Fernando.
Todos os três volumes do Hinário podem ser adquiridos no site da Paulus.