Escola de Catequese

Sínodo: o que é? como acontece?
18 de outubro de 2019
Hinário Litúrgico
21 de outubro de 2019

Escola de Catequese

Pedagogia e didática de Jesus Cristo é tema de encontro da Escola de Catequese
Neste mês de outubro, acontece o terceiro encontro da Escola Comarcal de Catequese, concluindo assim a primeira etapa do curso, chamada de “Existencial, evangelizadora e pedagógica”. A escola está construída em cima de 4 etapas. A aula que fecha essa primeira fase, acontece no dia 26, na Cúria Diocesana de Joinville. O encontro irá tratar da pedagogia e a didática de Jesus Cristo, e será assessorada pela irmã Teresinha Mocellin.
Jesus como formador, mas também um formando
Um dos textos que baseiam o encontro é “Jesus, formando e formado”, de Carlos Mesters e Francisco Orofino. Os autores explicam que além de ensinar os discípulos, Jesus ganhava muito conhecimento com o povo, os próprios apóstolos e as dificuldades da vida.
Os seus discípulos aprendiam na convivência diária, com os exemplos que Jesus dava na sua forma de se relacionar com os demais, demonstrando amor, atenção e humildade. Seguir Cristo envolvia imitar o seu exemplo, estar disposto a permanecer fiel a ele, e tê-lo dentro de si, refazendo sua caminhada e se entregando a ele continuamente. Jesus os formava anunciando o Reino de Deus e os envolvendo na missão, além de corrigi-los em momentos oportunos, orientá-los e instruí-los.
Jesus usava as parábolas como método de ensino, de forma que quem ouvia poderia fazer reflexões sobre a mensagem relacionando a sua própria vida e tentando entender a presença de Deus no seu cotidiano.