O caminho vocacional para a Comunidade Vida Nova se desenvolve durante um ano de formação, com encontros mensais de orientação e discernimento vocacional.

Após um Retiro Vocacional que acontece todos os anos, o candidato deve participar destes encontros, onde é acompanhado pelo formador durante sua caminhada.

Terminado esse ano de encontros e discernimento, o candidato faz sua opção juntamente com a comunidade, e segue para um ano de experiência no núcleo de vida ou de aliança da comunidade, conforme seu chamado.
Durante esse ano de experiência, o candidato vive na comunidade como se sua opção fosse já definitiva, para poder experimentar a missão e a espiritualidade da comunidade de maneira intensa, seja na vida ou aliança.

No caso de candidatos de fora de Joinville, que tenham dificuldade de estar presentes em todos os encontros vocacionais, o acompanhamento será feito por correspondência e telefone, havendo algumas datas de presença obrigatória durante o ano.

Vivem neste núcleo, aqueles chamados por Deus a um vivência radical de sua vocação, onde, deixando sua família e seu emprego, deve vir morar na comunidade e vivendo os conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência, e confiados à providência do Senhor.

Vivem neste núcleo, aqueles irmãos chamados por Deus a partilharem da espiritualidade e missão da comunidade, vivendo também os conselhos evangélicos em seu estado de vida, vivendo no seio de sua família e em seu emprego civil, onde devem dar testemunho de sua consagração. Você também pode ser um missionário juntamente conosco. Entre em contato para nos conhecer melhor. Será uma grande alegria poder partilhar com você nossa vida e responder aos seus questionamentos.