A Comunidade Católica Vida Nova nasceu em 21 de Abril de 1998, na cidade de Joinville, SC. Na época o desejo era o de formar uma Equipe de Missão completa, como Ministério de Música, Pregação e Intercessão.

Iniciamos com sete membros e logo surgiram os convites para animar e pregar retiros em diversos lugares de região de Joinville. A Missão exigia uma espiritualidade mais profunda, e para isso fomos nos organizando em compromissos de oração que todos deveriam cumprir.

Com o passar do tempo, sentimos a necessidade de aprofundar ainda mais nossa experiência e, através de retiros realizados apenas para o próprio grupo, fomos percebendo que o Senhor queria mais de cada um de nós.

Compreendemos que já vivíamos uma comunidade de aliança e que a vontade do Senhor era que profundássemos ainda mais a experiência fraterna, até a radicalidade da entrega.

Assim, em agosto do ano 2000 alugamos uma pequena casa e iniciamos o núcleo de vida da comunidade. Éramos três pessoas no núcleo de vida e os demais permaneceram como aliança da comunidade.

A partir dali outros irmãos se juntaram a nós, tanto no núcleo de vida como o de aliança. Contamos muito com o apoio de Dom Orlando Brandes, na época Bispo de Joinville, que abençoou a obra e nos incentivou a buscar sempre a vontade de Deus.

Nesta cidade a missão cresceu muito e a partir de 2010 transferimos toda a comunidade para esta cidade, mantendo em Joinville um núcleo de aliança.

Hoje estamos constituídos em Jaraguá do Sul, SC, e em obediência ao chamado do Senhor, expandindo nossa missão a outras cidades de nosso estado, ampliando nossa presença com a criação de grupos de Terceiro Elo nas cidades onde temos irmãos que sentem o chamado de estarem unidos ao carisma Vida Nova.

Em 2007 abrimos uma casa de missão na cidade de Jaraguá do Sul, onde já mantínhamos um trabalho de evangelização desde o ano 2000.